ESCOLA BÍBLICA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UMA EXPERIÊNCIA QUE DEU CERTO
“Neste mundo Deus nasceu, Deus nos ama e Deus se deu, começando de menino...”
Desde o ano de 2002 acontecem Escolas Bíblicas com Crianças e Adolescentes na Diocese de Goiás. Este projeto surgiu entre os membros do MAC (Movimento de Adolescentes e Crianças) que desejavam e desejam proporcionar formação bíblica para o público infanto-juvenil. As primeiras Escolas ocorreram em âmbito diocesano. Depois, além das Diocesanas, surgiram as Escolas Paroquiais. Entre as Paroquiais, uma ocorreu no Distrito Federal, mais especificamente, na Expansão da Samambaia. Os verbos estão no passado – aconteceram, surgiram, ocorreram... – apenas para dar uma dimensão histórica das Escolas, pois elas ainda acontecem... Atualmente, em esfera diocesana e paroquial.
Trilhando o caminho da Escola de Agentes do CEBI o estudo bíblico com crianças e adolescentes se orienta pelo método do VER, JULGAR, AGIR e muito CELEBRAR. O tema Olho na Vida e Olho na Bíblia é vivenciado intensamente pelas crianças/adolescentes. Existem as equipes de serviço enquanto espaço de memória da luta popular (Equipe Margarida Alves, Dom Hélder, Santo Dias...).
Outro caminho percorrido com a Escola de Agentes são os encontros de aprofundamento com as crianças/adolescentes que participaram das Escolas. É a criançada se encontrando para aprofundar a história da nossa fé, vivenciar uma maior intimidade com Jesus e a ação de Deus na humanidade. Vale dizer, que vamos para a 6ª Escola Diocesana e realizamos o IV Encontro de Aprofundamento Bíblico, no mês de novembro/2008, em Itaguaru (GO).
Como é um estudo feito com crianças e adolescentes, a dinâmica da Escola é toda pensada, preparada, adaptada, organizada e sistematizada a partir da ótica, da linguagem infanto-juvenil. Vídeos, bonecos, teatros, coreografias, cartazes, músicas, brincadeiras, histórias e linha do tempo com desenhos direcionados à meninada são ferramentas indispensáveis para dinamizar a participação e integração das crianças e dos adolescentes nos estudos e na celebração do Deus da Vida que armou sua tenda em nosso meio e habitou entre nós. Feliz Natal!
Múria